sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Recomendo Morte Por Luxúria - Peter Tremayne


Sinopse: Morte por luxúria - Peter Tremayne
Assassinatos brutais, perseguições, provas e um grande quebra-cabeça que pode levar à solução do crime. Assim como os grandes estudiosos de seu tempo, Fidelma se converteu à vida religiosa e entrou para a ordem de Santa Brígida de Kildare. No século VII, a Igreja Católica Celta e a Romana estavam em conflito, por causa das diferenças fundamentais em suas liturgias, como o celibato e a participação da mulher na Igreja. Quando líderes das duas igrejas se reúnem no Sínodo de Whitby, em 664, para debater essas diferenças, mortes misteriosas começam a avançar sorrateiramente pela Abadia de Santa Hilda. A madre superiora Étain, principal porta-voz dos celtas, é assassinada, e a suspeita recai sobre a Igreja Romana. Irmã Fidelma é chamada para conduzir a investigação. Mas, para que a tensão entre as duas Igrejas não aumente, a freira será acompanhada por Irmão Eadulf, da facção romana. As mortes continuam a acontecer e o reino teme que a batalha entre os clérigos possa acabar em uma guerra civil.

Resenha: O livro se inicia no trajeto rumo ao Sínodo de Whitby que aconteceria na abadia de Santa Hilda. O contexto histórico é interessantíssimo, devido aos detalhes e leis da época, como por exemplo não haver consenso sobre o celibato. Oswy, rei da Nortúmbria, decidira convocar um grande encontro na abadia , onde os advogados das práticas irlandesas e romanas defenderiam sua causa e Oswy atuaria como juiz para decidir, de uma vez por todas, se seu reino seguiria os irlandeses ou se seguiria Roma. Antes que o Sínodo começasse uma abadessa (que deveria abrir o debate) é assassinada, aumentando o clima de tensão entre os povos de concepções religiosas diferentes ali reunidos. Fidelma é encarregada da investigação, porém terá que trabalhar juntamente com Eadulf, para deixar clara a imparcialidade da investigação. Durante as investigações eles tem que aprender a trabalhar em conjunto. Os suspeitos são muitos e as pistas escassas, mas conforme mais mortes acontecem a ousadia e coragem dos investigadores os levam a elucidação sobre o que realmente aconteceu. O desfecho nos revela a origem do nome do livro. A personagem principal é astuta, culta e de personalidade forte. Muito bom.

Minha opinião: esse livro surpreendeu-me sendo melhor do que eu imaginava :D Adoro esse tipo de mistério, e com Fidelma e Eadulf trabalhando juntos a busca pela verdade ficou bem mais interessante! Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário