terça-feira, 16 de julho de 2013

O Uso Socialmente Aceito

Muito se fala sobre o combate a drogas ilícitas, o resultado de operações policiais conta o tráfico delas normalmente tem presença frequente nos noticiários. Porém não são apenas essas drogas que geram problemas a sociedade, o álcool por exemplo é as vezes considerado inofensivo.

Os jovens da atualidade convivem com ações contra o tráfico e a prevenção a maconha, cocaína, heroína, crack entre outras, o que ainda não impede que muitos sejam pegos pela curiosidade de usá-las. As estatísticas são assustadoras e decepcionantes quanto ao número de viciados.

Mais e cada vez mais cedo jovens estão fazendo contato com ou usando sogras lícitas. A legalidade delas (álcool e tabaco) não advém do fato de serem inofensivas, poque elas não são! A conscientização sobre os danos do tabagismo (96% dos casos de câncer de pulmão vem do fumo) vem ocorrendo e em parte tenso sucesso, o que já é um belo avanço. No entanto não vejo uma proposta semelhante para o álcool. Com a lei seca houve melhoras e as intensas campanhas contra beber e dirigir surtiram efeito mas os danos não se restringem a acidentas de trânsito.

As frases "beba com moderação" ou "proibido para menores de 18 anos" parecem nunca terem sido ditas a grande parte dos consumidores dele. No seu corpo ele*: pode afetar várias partes do cérebro responsáveis por controlar o comportamento das emoções e os movimentos(exemplos: alegria espontânea, perda do equilíbrio e de memória); em excesso afeta a circulação de um hormônio que controla a absorção da água pelos rins (daí aquela vontade de ir ao banheiro depois de uns copos), altera os batimentos cardíacos (podendo gerar desmaios); em excesso irrita o estômago prejudicando a digestão e aumentando a produção de ácido (podendo futuramente aparecer doenças como hepatite alcoólica e até cirrose). O álcool está entre 5 hábitos de risco** que originam 30% das mortes em casos de câncer.

Essa sociedade pode estar um caos, nem por isso devemos nos tornar dependentes de substâncias que nos afastem da realidade ou faça perdermos o controle sobre nós mesmos. Por mais que sejam socialmente aceitas e legalizadas álcool e tabaco são drogas, e para evitar graves danos aos usuários é necessário um completo esclarecimento sobre oque elas são e o que podem causar.

P.S. Quer fugir da realidade? Vá ler um livro.


* Fonte revista Capricho
**Fonte revista Superinteressante

6 comentários:

  1. Uau, gostei muito de seu P.S.! Realmente, o melhor meio de fugir da realidade, ou melhor, o melhor meio de estuda-la, de aprender sobre ela, é lendo um livro...

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler é como você disse um meio de fugir dela, estudá-la , e é também de melhorá-la! :*

      Excluir
  2. olá! este é o meu blog:http://universofemininocomisabellabitencourt.blogspot.com.br/ estou querendo parceria! podemos conversar?

    ResponderExcluir
  3. Essa sociedade realmente é uma merda. E o meio de sair dela, pelo menos por um pouco de tempo, é lendo.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir