quinta-feira, 25 de julho de 2013

Recomendo Eu, Christiane F. - Kai Hermann, Horst Rieck


Sinopse: Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída... - Kai Hermann, Horst Rieck 256 páginas - Editora Círculo do Livro
A obra em questão originou-se do próprio interesse de Christiane F, em romper o silêncio e relatar seu depoimento aos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck sobre a questão dos tóxicos entre os adolescentes. O livro tem início com o texto do processo (Berlim, 1978) em que Christiane, colegial, menor de idade, é acusada de consumir, de maneira contínua, substâncias e misturas químicas proibidas por lei. Foi acusada também de ter-se entregado à prostituição, com o propósito de juntar dinheiro suficiente para comprar drogas. Após tudo isso, sua família se desestruturou; o pai ficou desempregado, a mãe pediu o divórcio, e o inferno instalou-se no seio da família. Christiane era surrada sempre e o lar, por ter-se transformado num ambiente hostil, fez com que ela procurasse as ruas. O livro intercala o depoimento de Christiane com o de sua mãe, de policiais que tiveram contato com a menina, e de psicólogos.

Resenha: O livro descreve detalhadamente a vida de Christiane desde as brincadeiras de criança, ao primeiro amor, a admiração pelos drogados, e como ela foi se tornando uma viciada. Esse relato demonstra com imensa lucidez o modo de pensar dos que estão no vício. A relação dela com a família também é exposta, mas não há muito disso já que o mundo dela ela encontra fora de casa, quando estava se drogando ou com seu namorado. As tentativas de se livrar do vício ocorreram por iniciativa dela, que em meio a correria para comprar drogas sonhava com uma vida tranquila em uma casa legal. O livro não é dividido em capítulos. A leitura é extremamente instigante, amei, SUPER RECOMENDO!

Um comentário:

  1. Tô com esse livro no celular, mas ainda não comecei a lê-lo!!!! Parece sensacional!

    ResponderExcluir