quinta-feira, 4 de julho de 2013

Recomendo A Cidade Do Sol - Khaled Hosseini


Sinopse: A Cidade Do Sol - Khaled Hosseini - 368 páginas - Editora Nova Fronteira
Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Resenha: A narrativa é dividida entre Mariam e Laila. Duas mulheres sonhadoras vivendo em uma sociedade repressora. Mariam é filha bastarde de Jamal, vive com a mãe em uma casa afastada da cidade, são sustentadas pelo seu pai, que a visita regularmente. Porém, um dia ele não cumpre a visita programada, ela se cansa de esperar e vai a cidade em busca do pai. Ao voltar depara-se com sua mãe morta, ela se matou. Passando então aos cuidados do pais, ele logo a manda para longe, ao repentinamente fazê-la se casar com Rashid, que no início é um marido aparentemente amável. Enquanto isso, vivendo na mesma rua que ela está Laila, uma garota que desde a infância vive uma forte amizade com Tariq. Na juventude os rumores sobre eles se intensificam e há boatos de que eles estejam "Navegando no rio do pecado" e "Comendo do bolo da imoralidade", quando na verdade o que está se passando entre eles é um terno romance adolescente. Os conflitos se intensificam, e a Guerra afeta desastrosamente suas vidas, colocando Laila e Mariam em uma convivência hostil, e posteriormente as unindo em uma forte amizade.

Minha opinião: Ótimo livro. É uma bela história, e muito bem escrita. Em meio a sonhos e decepções nos vemos apegados as personagens Mariam e Laila. Lendo sobre elas, entendendo melhor sobre os tempos de guerra no Afeganistão conclui que ainda há muito a ser feito nesse planeta, MUITO mesmo, para que a ignorância deixe de predominar os corações humanos. SUPER RECOMENDO

3 comentários:

  1. Parece ser um livro ótimo. Só de você ter falado da ignorância das pessoas, fiquei mais interessado em ler esse livro.
    O que mais me irrita na ignorância das pessoas é o preconceito que elas tem com quem é diferente ... e tals.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Esse é realmente um bom autor, e embora eu não tenha lido esse livro, agora fiquei com vontade...
    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo.
    Iniciei um blog também, se quiser dar uma olhada.
    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir