domingo, 18 de agosto de 2013

Recomendo A Culpa É Das Estrelas


Sinopse: A Culpa É Das Estrelas - John Green - 286 páginas - Editora Intrínseca
Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


Resenha: Hazel, a adorável personagem principal, nos conta sua história desde seus quase 17 ano, quando foi diagnosticada com depressão e passou a frequentar um grupo de apoio a "crianças" com câncer. Já não frequentava a escola a três anos, ocupando o tempo lendo ou assistindo seriados na TV, o que restringia bastante seu número de amigos. Seguindo os conselhos/ordens da mãe ela continua indo ao Grupo de Apoio que considera megadeprimente, onde em uma quarta-feira conhece Augustus Waters, amigo de Isaac - um garoto frequentador do grupo-. Ela tem câncer de tireoide com metástase nos pulmões, por isso precisa de um cilindro de oxigênio para respirar. Augustus teve um osteosarcoma que resultou em uma perna amputada. Isaac tem um câncer ocular que em breve o deixará cego.
Três jovens adolescentes acometidos por uma trágica doença, mas que não perderam o senso de humor. Não definiria esse livro como engraçado, ele é mais para lindo/belo/intenso/romântico/ e leve, além de ser bem humorado. Todos os personagens são encantadores. Os diálogos entre Hazel e Gus são permeados de intensidade e sinceridade.
Fã de um livro que acaba no meio de uma frase ela quer saber o destino dos personagens, mas suas tentativas de contato com o autor foram em vão, até que Gus decide ajudá-la. Um casal adolescente, com um romance extremamente encantador e emocionante. Bem descrito pelo Washington Post: "John Green combina com primor o profundo e o cotidiano nesse forte e tocante presente para o espírito."

Trechos : "Tentei me convencer de que poderia ser pior, que o mundo não era uma fábrica de realização de desejos...- Hazel" página 114

"E eu tenho medo de ter uma vida nem uma morte que signifique alguma coisa. - Gus" pagina 154

"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo.- Gus"



A adaptação cinematográfica será dirigida por Josh Bonne. E, produzida por Marty Bowen e Wick Godfrey, os mesmos de "Crepúsculo". Os personagens principais - Hazel, Augutus, Sra. Lancaster e Isaac - serão interpretados respectivamente por: Shailene Woodley ( indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e vencedora do Spirit Awards por seu desempenho em Os Descendentes), Ansel Elgort, Laura Dern e Nat Wolf.

3 comentários:

  1. Já tinha me falado que o livro era bom, mais depois dessa resenha deu muuuuuuuuuuuuuuuita vontade de lê-lo, e vou fazer isso muito em breve.

    ResponderExcluir
  2. Otima resenha Esse foi um dos melhores livros que li esse ano, porem do John Green ainda prefiro "Quem é você, Alasca", eu simplesmente adorei aquele livro, fiz uma resenha sobre ele no meu blog, se quiser dar uma olhada http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/2013/05/quem-e-voce-alasca-joh-green.html e tambem fiz uma sobre "a culpa é das estrelas"
    Adorei seu blog, ja to seguindo

    ResponderExcluir
  3. Eu amo tanto esse livro! Foi o único que conseguiu me fazer chorar, até hoje... Mas tb me fez rir demais, e é isso que é tão incrível em John Green! Como ele consegue nos fazer rir com um tema tão delicado quanto o desse livro?! Tb recomendo ele pra todo mundo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir