sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Recomendo Extraordinário - R. J. Palácio


Sinopse: Extraordinário - R. J. Palacio - 320 páginas - Editora Intrínseca
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha: Auggie é apenas uma criança, tem que lidar com sua doença e dtudo o mais que ela acarreta. É admirável sua percepção realista do mundo que o cerca e da reação que sua aparência causa. A narrativa é em 1ª pessoa, no decorrer do livro conhecemos o ponto de vista de Auggie e de pessoas próximas a ele. Ao lidar com suas primeiras experiências desagradáveis, consequência de sua má interação com os colegas. Felizmente ele pode contar com sua família amorosa - e cuidadosa -, e com seu mais novo amigo Jack. Claro que existe "o chato" da história, eu bem que poderia pensar em outros adjetivo para descrever Julian , só que não quero parecer ofensiva - por mais que ele mereça -. A grande aventura fica para a viagem ao retiro ecológico do quinto ano, não que alguma parte da história seja monótona. Do início ao fim me senti ligada ao livro, não me entediei por um minuto sequer. É lindo, envolvente..perfeito. Não encontro algo para me queixar sobre ele - exceto que adoraria que ele tivesse continuação -, os personagens são ótimos, e o personagem principal é bem legal.

Trecho: "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo - Auggie" página 313

Nenhum comentário:

Postar um comentário