domingo, 15 de dezembro de 2013

Resenha: Bem Mais Perto - Susane Colasanti


Sinopse: Bem Mais Perto - So Much Closer - Susane Colasanti - 236 páginas - Novo Conceito

Quando Brooke descobre que o amor de sua vida, Scott Abrams, está se mudando do subúrbio de New Jersey para Nova York, ela decide segui-lo até lá. Viver com o pai ausente e se adaptar a uma escola totalmente nova são desafiantes para ela — e as coisas ficam ainda piores quando ela descobre que Scott já tem uma namorada. Mas como ela aprende a sobreviver na cidade grande, começa a descobrir todo um novo lado de si mesma e percebe que, às vezes, o amor pode te encontrar mesmo quando você não está olhando para ele.

Resenha: Em seu primeiro diálogo com Scott - o amor de sua vida - prester a finalmente se declarar ela descobre que ele irá se mudar para Nova Iorque, o que seria o fim de suas possibilidades de aproximação no terceiro ano, já planejadas por Brooke. Completamente convencida de como ela e Scott foram feitos um para o outro ela deixa sua mãe e suas amigas em New Jersey para ir morar com o pai que vive em NY, com quem não tem contato a 6 anos.

Nesse ato de insensatez ela consegue chegar bem perto de seus objetivos: passa a morar no mesmo bairro que Scott e a estudar na mesma escola que ele. E tem aula juntos. O fato de serem do mesmo lugar e se conhecerem vagamente em meio a tantos desconhecidos logo os aproxima. Tendo conquistado a amizade Brooke acredita que o próximo passo é ficarem juntos para sempre. Passo que é adiado por um obstáculo chamado Leslie, que é meio que namorada de Scott.

Em casa as coisas não estão boas, seu pai está sempre ausente para o trabalho e a mágoa por ele ter deixado sua mãe continua presente, deixando o relacionamento dos dois superficial. Na escola ela conhece Sadie, que é legal, e insiste até convencê-la a dar monitoria, que é uma aula de reforço para alunos com dificuldade. Seu monitorado John é um garoto amigável, e apesar do jeito fechado de Brooke eles se tornam bons amigos, o que é muito útil já que as amigas de New Jersey não a tratam da mesma maneira.
Seu sonho de ir morar em Nova York se realizou, e as coisas voltam a dar certo ao descobrir que Leslie não tem mais nada com Scott. De ânimos reavivados ela retoma a busca da realização de seu sonho romântico. Mas quando se acha certa de estar realizada percebe que há muito mais com o que sonhar, e que as vezes nos enganamos em nossas tolas expectativas.

É um livro sobre se descobrir, e redescobrir o mundo ao seu redor, sobre valorizar os laços afetivos e dar atenção a eles. Para uma leitura breve, mas não muito leve devido a tensão sobre as expectativas da personagem principal, na verdade ela até me irritou um pouco. Alguns personagens são suavemente apaixonantes, outros um tanto quanto desagradáveis, apesar de inicialmente não notamos essa diferença. Recomendo.

Trecho: “Você nunca consegue conhecer alguém completamente, não importa o quanto ache que conheça. As pessoas sempre omitirão partes de suas vidas. Sempre haverá alguma verdade sobre elas que você nunca saberá. Ou talvez, algum dia, você conheça a verdade que elas escondem e vai concluir que era melhor nunca ter descoberto.” Página 47

2 comentários:

  1. Oi, eu já tinha lido alguma coisa sobre este livro, mas ainda não uma resenha.
    A história parecer ser bem interessante.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vai?
    Olha, achei a capa deste livro muito linda.
    E adorei este trecho que postou. curti muito mesmo.
    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir