domingo, 1 de dezembro de 2013

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë


Sinopse: O Morro Dos Ventos Uivantes - Emily Brontë - 292 páginas - Lua de Papel
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

Resenha: Sr. Lockwood surpreendeu-se com a aspereza do dono da propriedade rural que alugou, a Granja dos Tordos, para passar um tempo recluso, chamado Heathcliff ele é muito pouco hospitaleiro e seus companheiros de residência se mostram também desagradáveis. Intrigado com tal característica ele busca informações com sua funcionária que tendo crescido na região e convivido com Heathcliff por anos sabe muito bem sua história. Chamada Nelly Dean, ela inicia a narrativa sobre a trajetória da vida do dono do da fazenda Morro dos Ventos Uivantes.

Em uma viagem a cidade para fazer compras o senhor Earnshaw voltou para casa com um garotinho, pouco mais velho que sua filha mais nova Catherine, e mais novo que seu filho Hindley. As crianças logo se estranham, mas tal estranheza pouco perdura, logo Catherine e Heatcliff se tornam amigos inseparáveis. Sr. Earnshaw fazia tudo quanto podia para agradar o seu mais novo filho, o que chateava tremendamente Hindley que não se dava nada bem com ele e o pregava peças quando podia. Sem uma esposa para cuidar das crianças elas ficavam aos cuidados dos empregados, que não detinham a autoridade suficiente para colocá-las em "ordem". Catherine cresceu com uma rebeldia autoritária, sendo fielmente seguida por seu companheiro de estripulias Heathcliff, e não suportava contrariedades. Hindley foi mandado para longe para aprimorar os estudos, com a morte de Sr. Earnshaw ele regressou para tomar conta da casa trazendo consigo uma amável esposa chamada Frances .

Heathcliff que ficou sem a defesa de seu pai adotivo foi rebaixado a empregado, e com a intervenção de Hindley teve o acesso a Catherine diminuído. Ela fez amizade com os vizinhos residentes na Granja dos Tordos, Edgar e Isabelle Linton. Heathcliff e Edgar não eram bons amigos, diferentíssimos os dois dividiam a atenção de Cathy. Com o tempo ela e Edgar se aproximaram muito, e acabaram por iniciar um romance. Heathcliff saiu sem se despedir de ninguém, e voltou para a região anos depois, encontrando sua amiga e amada já casada e vivendo na Granja dos Tordos com o marido Edgar e a cunhada Isabelle.

Com suas personalidades fortes a tensão e o ódio se instalam nas vidas dos amigos amantes quando Edgar proibe a presença de Heathcliff na Granja Dos Tordos. As consequências do amor de Cathy e Heathcliff marcam o destino de seus descendentes. O livro todo é surpreendentemente adorável, forte e belo. A história de amor nele narrada é intensa. E o desfecho da trama me agradou muito. Os personagens desprezíveis ainda assim conseguem nos cativar. Um ótimo livro, SUPER RECOMENDO.

Trechos: "Podem enterrar-me a sete palmos de profundidade e fazer desabar a igreja sobre mim, mas não descansarei enquanto não estivermos juntos." - Catherine, página 111

"Se me tirassem os livros, ficaria desesperado!" - Sr. Lockwood, página 259


P.S. Quanto a pequena nota na capa "O livro favorito de Bella e Edward da Saga Crepúsculo" eu considero desnecessária, a qualidade do livro deveria ser publicidade suficiente, embora eu mesma tenha que admitir, vergonhosamente, que foi tal nota que me levou a comprá-lo.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Adoro esse romance, eu o li no começo do ano *-*
    Esse livro além de tudo, é muito especial, pois foi o livro que dei no primeiro encontro que tive com meu noivo *---*
    E eu li outra edição dele hihi

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir